Qual é o seu costume?


Vagando pela internet, vi uma notícia sobre o Yom Kippur, data importante para os judeus. Nela, todos matam galinhas com o intuito de se purificar, serem perdoados de seus pecados.
Qual a primeira coisa em que você pensou? Aposto que foi algo como "coitadas das galinhas", "que povo louco", ou coisas do gênero, não é?!
Pois é... Foi isso que eu pensei também.
Matar para ser perdoado... Não é estranho mesmo?
A resposta é: depende de onde está sua cabeça. Se ela está no Ocidente, provavelmente sua resposta será sim. Se ela está no Oriente, provavelmente sua resposta será não.

A recém acabada novela Caminho das Índias "serviu" para isso. Vimos vários costumes estrangeiros estranhos para nós, como aquela história do casamento, do respeito, etc...
Eu não sou de assistir novela, mas quem assistiu pôde ver que o núcleo brasileiro estranhava os costumes indianos e vice versa.
Então, ponto positivo para a novela por proporcionar aos telespectadores refletir sobre isso (apesar de que acredito que 99,99% dos que a viram não o fizeram...)
Porém, ponto negativo por deixar subentendido que os costumes diferentes dos nossos são errados, visto que no final da novela os costumes indianos são pisoteados pelo bem do final feliz.

É natural da mente humana generalizar, comparar com o que se conhece, adotar padrões, e, dessa forma, discriminar.
Ainda mais quando tratamos de casos como o do começo, ou, um que tem gerado polêmica há muito tempo, o batismo árabe.
Jogar bebês do alto, apenas para cumprir um ritual?! E se der errado? Isso deveria ser impedido!
Não... Isso faz parte da cultura deles.
Alguém já parou pra pensar o que eles devem achar dos biquínis, do "jeitinho", do carnaval à la "Globeleza"? Talvez o mesmo que nós pensamos de seus costumes.

Então, antes de atacar e julgar, devemos nos despir de nossos conhecimentos e preconceitos e pensar que aquilo pode ser parte de uma cultura que foi "imposta" a eles (passada de pai para filho por exemplo).
Por isso, temos que tomar muito cuidado para não cairmos no preconceito de achar que o diferente é necessariamente errado.

3 comentários:

Camila Oaquim disse...

interessante! achei mesmo uma coisa sem pé nem cabeça matar pra se purificar, mas cada crença com seus principios neah!?
Beijos meu bem ;*

Millena disse...

O diferente não é errado, acho que cada país possui sua cultura que tem de ser respeitada.
As novelas tem um pouco de fantasia, não sabemos se o que elas mostram é a realidade do país ou não.
Como diz Nelson Rodrigues:" a unanimidade é burra."
Se puder,visite:
http://saudeecompanhia.blogspot.com/

Prof. Paulo Sérgio disse...

Realmente, costumes são idéias passadas de geração a geração e colocadas em nossas mentes desde de criança e se não tivermos uma mente aberta para reflexões e buscar compreender o ponto de vista dos outros, surgirão os preconceitos, que são de certa forma o início de desavenças, brigas e talvez guerras.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin