Funk: amar ou odiar?

Em homenagem ao gosto musical de alguns amigos meus (né Daniel?!) resolvi falar sobre o funk.
Eu, particularmente, não gosto desse estilo musical. Talvez seja pela falta de originalidade das letras, pelo ritmo, pelo assassínato que promovem à Lingua Portuguesa, etc...
Um exemplo? Claro que temos! Porém, sugiro que dêem uma olhada na letra primeiro (não digam que eu não avisei...).
Aí está:



Enfim, funk pra mim não serve como música. Pelo menos para ser ouvida...
No entanto, esse estilo musical pode ser visto, e até admirado através de outros ângulos.

Primeiramente, quem, na maioria das vezes, são os autores dos funks no Brasil?
Uma pergunta fácil de responder: moradores das favelas, periferias e similares, tornando-se um estilo musical tão ou mais popular que samba, pagode e afins.
Assim, as letras passaram a tratar de temas como violência, polícia, drogas, etc., pois era isso que fazia parte do cotidiano dos autores.
Vejamos um exemplo de um funk "do bem":


Segue a letra.

Podemos perceber o quão diferente é esse do primeiro.
Enquanto o enfoque de um é a sensualidade/erotismo o do outro é a sociedade.
Como diz na própria letra, os favelados são marginalizados, tidos como bandidos.
Então, o funk pode não ser tão superficial e chulo quanto algumas músicas nos forçam a tirar essa conclusão. Ele é um estilo musical de denúncia social, e isso deve ser levado em conta antes de atacá-lo e reduzí-lo a lixo.

Mas voltemos à pergunta: amar ou odiar o funk?
Bom, eu acho que respeitar já é suficiente...

11 comentários:

Daniel disse...

Pois é Brunão
Concordo plenamente com seu post.
Eu não gostava, porém quem frequenta festas etc acaba se acostumando; afinal não há outro estilo de música que toca tanto em tantos lugares como o funk, certo?
O que falta é investir no funk bom, porque funk ruim/chulo tem aos montes. E quem sabe, para algumas pessoas (tipo alguem chamado Bruno) aprender a ignorar/gostar do ritmo pode ser um bom começo! aheiuhae
"iih iih que que é isso!" aheuehae
abraçao!

Apenas + 1?! disse...

é o pancadao


Mente aberta°°°°°Vida livre

Anônimo disse...

Olá.
Já add vc no msn.
Em relação a parceria, já coloquei seu banner
em meu blog, coloque o meu também?
Abraços

Anônimo disse...

Só um porém,
para colocar meu banner, vc precisa
estar on no msn, pra eu passar o link, tudo bem?
Até breve

Unknown disse...

O funk é um estilo musical como qualquer outro, agora elevar o funk a cultura é demais.

SOU CONTRA

Spertnez disse...

Acho que as letras podiam ser melhor aproveitadas e acredito que sejam, porém os que se "destacam" são esses como o do primeiro video. Quem vai aos bailes funk da vida não vai para ver musicas politicamente corretas, então pode-se dizer que os caras que criam letras com creu já tem um publico garantido.

Falando em musica, tem um selo de rock que achei interessante. Se caso se interesse de uma olha la no blogo e copia ele!

Abraço.

Christofer Magalhães Castro disse...

Existem diferenças consideráveis entre funk americano e funk brasileiro. Quando me perguntam que estilo de música eu mais gosto, digo funk! Me olham torto! Daí, perguntam-me qual MC? Eu digo MC George Clinton, MC James Brown e MC Antony Kieds! Me olham torto! rs

Mario disse...

Vc tem q encarar o funk como uma diversão para as mulheres, se elas se divertirem com o funk, com certeza vc vai se divertir tb...

não é pra ouvir em casa, mas com a mulherada
palavra de carioca!!

Anônimo disse...

Que nem o cara ali disse: existe diferenças enormes entre o funk brasilero (argh!) e o funk americano. Esse lixo que chamam de funk aki no brasil nao deveria se chamar assim. TODOS os funks tem a mesma batida, fora que quem canta funk nao apresenta ter talento nenhum. fora as letras, meu deus, 'sao uma denuncia e bla bla bla' cara, pra denuncia alguma merda que tenha nesse país, simples: leia! vc nao precisa de musiquinha que se trata de putaria e afim pra saber que na esquina de casa tem violencia, ou entao que tem prostituição, apenas abra o olho!

Anônimo disse...

Kra tanto o funk do rio qnt o original são um lixo referente a suas letras. Porém o brasileiro e mais impolgante. N tenho funk no meu ipod, mas me amarro qnd toca funk na noitada.

Solta o pancadão DJ!

Anônimo disse...

Qual foi?!
A criatividade das letras do tipo "Para de ligar que isso me irrita / quer me rastrear bota um chip na minha... hahaha" é inegável.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin