Quem rouba se rouba!

Uma coisa que astá cada vez mais comum em nossa sociedade deturpada é o assalto.
No estado de São Paulo, no primeiro semestre de 2009, foram registrados 130 mil casos de roubo, segundo o jornal O Estado de SP. Se fizermos as contas, veremos que isso dá mais de 722 roubos por dia, ou 30 por hora! No estado do Rio, ocorre um assalto a cada quatro minutos, segundo o site youPode.
Eu, até hoje, nunca fui assaltado, ainda bem. Quer dizer, sem contar pelos políticos, mas isso é outra coisa...
No entanto, eu imagino a raiva que o assaltado fica do assltante. A pessoa trabalha durante vários meses, até anos, para poder comprar algo com o que sonha e, quando consegue, chega um bandidinho qualquer com um canivete e leva aquilo. Não há outra palavra senão revoltante para descrever o que a pessoa deve sentir...

Eu fico me perguntando: Será que essas pessoas que empregam tempo e esforços em roubar pensam no que estão fazendo para os outros e também para si mesmo?
Eu acredito que não. Pelo menos no momento do delito... Esses pensamentos só devem surgir quando (e se) ele for preso.
Se antes de tomar a decisão de roubar o ladrão parasse um pouco para pensar, talvez desistisse dessa covardia.

Roubar é, antes de mais nada, um atestado de incompetência que o ladrão assina.
Quando toma posse de algo, que outros suaram para obter, ele diz que não foi capaz de conseguir pelos mesmos meios que o dono original. Ou seja, o ladrão é um ser incapaz de trabalhar e conseguir dinheiro para comprar o que deseja.
Eu sei que muitos ladrões por aí só o são porque não tiveram boas oportunidades em suas vidas, muitas vezes devido às condições sociais e econômicas. Mas mesmo assim, não creio em "roubo perdoável" ou "roubo justificável".
Não são raros os casos de pessoas que não tinham nada e, apenas porque correram atrás de um futuro melhor, mudaram o rumo de suas vidas, tornando-se felizes e realizadas sem apelar para desonestidades.
Um exemplo é o rapper MV Bill, nascido na Cidade de Deus (RJ), famosa pela violência graças ao filme homônimo. Apesar disso, ele não aderiu ao crime. Pelo contrário MV Bill é um dos fundadores da CUFA (central Única das Favelas), responsável por diversas atividades sócio-educativas, dentre elas, o basquete de rua. Além disso, as letras do rapper dedicam-se, principalmente, à denúncia social.
Ou seja, se MV Bill pode, porque outros também não podem.

Dessa forma, se os ladrões pensassem nisso tudo, com certeza eles não seriam ladrões.
Eles veriam que, roubando, eles roubam de si mesmos tempo e energia que poderiam ser usadas para dar início à alguma atividade mais correta e, quem sabe, até mais lucrativa que o assalto.

2 comentários:

Spertnez disse...

As grandes cidades sofrem demais com esta violência.
Já fui vitima de assaltos, o primeiro foi dentro de um ônibus, levaram meu relógio e uma blusa. A primeira vez agente nunca esquece...
A segunda vez em frente de casa...numa padaria...cheguei do trabalho e fiquei ali conversando com um amigo...os bandidos chegaram para roubar a padaria e nós fomos de tabela...mais uma vez meu relógio foi embora...nunca mais comprei relógio depois disso, costumo ver as horas no celular. Detalhe é que depois que não comprei mais relogio nunca mais fui assaltado.

Outro fato curioso...fim do ano passado presenciei um assalto no ônibus quando estava voltando da facu...os caras levaram varios celulares, de um rapaz e o restante das mulheres...um dos elementos passou por mim diversas vezes enquanto pegava um celular e outro de suas vitimas e nem olhava na minha cara, eu estava com dois celulares no bolso, um particular e outro da empresa. Pensei comigo se ele pedir o meu celular coloco a mão no bolso e entrego o primeiro que vier, vai ser na sorte.
Acho que eu estava mal vestido, meio largado, cara de cansado, sei la...me senti menosprezado pelos ladrões por causa da minha roupa talvez..kkkkk

Abraço.

Prof. Paulo Sérgio disse...

Muito bom este post, pois realmente o que vemos todos os dias na TV é alguma notícia relacionada com roubos ou latrocinios.

Devido este post, você foi premiado com um selo de qualidade. Vá até ao meu blog e leia as instruções.

http://fatosmatematicos.blogspot.com

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin