A faculdade da vida


É realmente de se espantar como somos cobrados hoje em dia.
O mercado de trabalho, por exemplo, exige cursos, especializações, conhecimentos, proatividade, etc...
Com isso, não é raro termos o pensamento de que alguém que não tenha cursado todos os níveis de ensino não seja sábio.
Quem conheceu seus avós sabe muito bem disso.
Vou dar o exemplo dos meus avós maternos: minha avó não cursou além do atual ensino fundamental e meu avô idem.
Minha avó começou a trabalhar muito cedo. Com isso, ela aprendeu muito sobre as tarefas domésticas em geral. Hoje em dia, qualquer coisa sobre costura que se quer saber, ela sabe; uma receita qualque que às vezes minha mãe não se lembra, ela sabe; uma planta boa para determinada doença, enjoo, mal estar, tontura, etc, ela sabe todas e ainda as tem plantadas no quintal de casa.
Meu avô foi maquinista, mas sempre trabalhou com marcenaria. Estando aposentado, ele tem mais tempo para a marcenaria e, dessa forma, ele constrói várias coisas, desde banquetas até marcadores de truco.
Pois é... Os avós são prova de como a vida pode nos ensinar muita coisa.


Outro exemplo de como se pode aprender com a vida são os índios.
Eles, a princípio, não gozam das facilidades das cidades, como restaurantes, supermercados, farmácias, casas, etc... Com isso, eles têm de aprender como sobreviver e se adaptar à sua realidade. E assim eles fizeram.
Hoje algumas tribos da Amazônia têm conhecimento de plantas e ervas cobiçadas pelas indústrias farmacêutica e cosmética.
Tendo em vista tudo isso, será que não vale a pena nós vivermos mais?
Ou melhor, não seria melhor se esquecêssemos um pouco do trabalho, faculdade, etc, para somente viver?
Quem sabe, a gente não ganharia mais ou aprenderia mais assim...
Aliás, nem sempre é preciso esquecer do resto para viver. Se assimilarmos os deveres à nossa vida, seremos mais sábios e até mais felizes, pois a cada segundo que vivemos nós podemos aprender coisas novas, isso é fato!

Esse post é também um apelo para que não esqueçamos que não somos máquinas de trabalhar ou de estudar. Nós pensamos. Nós aprendemos. Nós vivemos!
Então, façamos da nossa vida um aprendizado constante, para que simplesmente nos lembremos que estamos vivos!

2 comentários:

Leandro Rocha disse...

A vida ensina muito..
E algumas das lições mais interessantes vem dos lugares menos "prováveis" para os doutos.
Não desconsidero o conhecimento acadêmico (que também é muito importante) mas me preocupo muito com a postura de algumas pessoas em considerá-lo o único e incontestável.

Um abraço!

Dáuma passada depois no Surto Coletivo: http://surtocoletivo.wordpress.com/

mauricio disse...

ei gostei da historia ki vc colocou eu 1º pensei ki era akilo mais vc foi claro no ki ia dizer sobre a historia ei pow eu to precisando de um convite do novo orkut aproveita e me add no kut pois fikei kurioso de uma coisa ki li blz falow

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin