Como foi sua primeira vez?


Calma, calma...
Não é sobre isso que eu estou falando...

Essa semana eu vou falar mais sobre uma constatação do que sobre uma opinião pessoal.
O fato foi que eu terminei de ler hoje O Assassinato de Roger Ackroyd, da grande Agatha Christie. Como bem sabem os meus amigos, eu sou fão incondicional de suas histórias de detetives. Tanto que tento completar a minha coleção de 85 livros de sua autoria (até hoje já tenho 38...).
Mas voltando ao que interessa, esse livro que eu terminei hoje é considerado por muitos como o melhor dentre todos os outros de Agatha Christie. Eu realmente o achei muito bom, surpreendente, impressionante, e outros adjetivos semelhantes.
Porém, para chegar onde eu quero, devo contar como eu despertei minha paixão pelos livros de Agatha.

Tudo começou com um projeto de leitura do ensino fundamental. Eu fui obrigado a ler um livro e fazer uma resenha sobre ele, como atividade para nota. Então, minha mãe me indicou O Caso dos dez negrinhos, da Agatha Christie, para ler. Pensei comigo: vamos lá, não tenho nada a perder, né?!
E eu li. E eu não tenho palavras para descrever o quanto aquele livro me prendeu a atenção. Posso dizer que foi ele o responsável pelo meu gosto por livros. Não só os da Agatha Christie, mas pela leitura de modo geral. A partir daí, passei por George Orwell, Alan D. Foster, Edgar A. Poe, Fernando Pessoa, Stephen King, até voltar para Agatha.

Agora, voltando para o presente, depois de ter lido o melhor livro de Agatha Christie eu ainda fico a impressão de que o Caso dos dez Negrinhos foi o melhor livro que já li.
Isso talvez se deva ao fato de que tinha sido o primeiro livro do gênero que eu li.
Pesquisando um pouco, eu vi como o ser humano tende a gostar mais da estréia.
Quem nunca viu um filme no cinema e depois na TV e achou que no cinema ele era melhor?
Como um leigo no assunto eu diria que isso se deve ao sentimento que a pessoa se submete ao experimentar algo pela primeira vez. Junto com a coisa, nós provamos expectativas, ansiedades, surpresas, etc... E isso dá um saber inigualável àquilo.

Então, reflita um pouco e diga: como foi sua primeira vez?

1 comentários:

Mateus Gomes disse...

Agatha Christie! Tô dentro cara, sou fã também!
Bom saber que outros gostam, achava que só eu dá uff que gostava. Abração

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin