Que diferença! (2)

Esse post dá continuidade à série de diferenças que eu encontrei entre Volta Redonda (RJ), onde eu faço faculdade, e Cachoeira Paulista (SP), minha cidade natal.
Para quem não leu o primeiro, clique aqui.

Outra coisa que despertou a minha curiosidade em Volta Redonda foi o trânsito.
Parece que há uma preocupação, que poderíamos chamar de incomum, com o bem-estar de motoristas e pedestres.
Porquê incomum? Ora; quem vive em Volta Redonda, pelo menos no bairro em que resido lá (Vila Santa Cecília), sabe que as condições de ruas e calçadas não deixam a desejar em quase nenhum aspecto.
Há iluminação indireta (1), as calçadas são largas (2), há um sistema de estacionamento rotativo (3) e, o mais impressionante (pelo menos pra mim), a calçada "atravessa" a rua (4)!

Porém, não foi o fato das boas condições que mais me impressionou. O que me despertou o interesse foi o respeito para com as pessoas.
Primeiramente, em Volta Redonda, como em poucos lugares, a preferência é do pedrestre! Isto significa que sempre que alguém tenta atravessar a rua, os carros param imediatamente!
E se formos pensar, é isso que realmente faz sentido, pois, se usado inadequadamente, o carro é uma arma que pode, muito facilmente, tirar a vida de alguém.
Vemos então, o respeito do motorista com relação ao pedestre.
Em segundo lugar, temos a prefeitura de Volta Redonda que respeita e trabalha em pról dos moradores, dando-lhes possibilidades dignas de locomoção, tanto andando quanto dirigindo.

Esse último item, infelizmente, é muito difícil de ser alcançado, pois depende da boa vontade dos governantes.
Porém, o respeito mútuo entre motoristas e pedestres é algo relativamente fácil de se alcaçar. Basta que cada um de nós tome consciência e que façamos nossa parte para colaborar com o trânsito. Pequenas ações podem ajudar muito, como: não andar na rua de modo que atrapalhe o fluxo de carros (problema comum na minha cidade), não bloquear a rua com seu carro, deixar um pedestre atravessar (na medida do possível), etc.
Poderíamos resumir tudo em uma única atitude: respeitar o outro, seja ele motorista ou pedestre.

2 comentários:

Macaco Pipi disse...

SÓ...

Spertnez disse...

Excelente analise, a foto foi muito bem montada e ajuda no entendimento do texto.
Cara, não conheço Volta Redonda nem a sua cidade Cachoeira Paulista. Bom, imagino que Volta Redonda seja uma cidade pequena, se estiver enganado me perdoe. Acredito que seja mais fácil administrar e impor estas regras que você citou numa cidade pequena, porém, concordo que a colaboração da população faz a diferença.

Parabens pelo excelente texto!

Abraço.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin