Que diferença!

Desde o começo da minha faculdade, nesse ano, eu tenho "morado" em Volta Redonda (RJ).
Como eu sou de Cachoeira Paulista (SP), muitas coisas eu estranhei por lá, o que me fez pensar em muitas outras coisas. O resultado disso? Vocês poderão ver no decorrer das minhas postagens, começando por hoje.
Porém, como aqui não é o Jornal Hoje, as postagens não serão temporalmente lineares, ou seja, vou postar hoje sobre isso e voltarei a postar num futuro incerto...

Bom, explicações dadas, vamos começar falando da confiança que o carioca tem nas outras pessoas.
Esse tema me ocorreu quando eu fui pela primeira vez na padaria que tem perto de onde eu moro lá em Volta Redonda. O que eu estranhei lá foram dois fatos:
1) Você pode pegar o próprio pão!

Não sei se isso é muito comum em outros lugares, mas em Cachoeira Paulista isso não existe. Nessa padaria, você pega um saco de pão, um pegador e escolhe o pão que quiser de um cesto.

2) Você diz quantos pães pegou e paga.

Essa foi a causa do meu maior espanto: depois que você mesmo pega seus pães, você vai ao caixa e a mulher pergunta: "Quantos pães?", você fala e ela diz quanto é. Porém, ninguém confere ou anota quantos pães você pegou, ou seja, se você pegar 4 e falar 3, você pagará por 3 pães e levará 4!

Na minha cidade, parece que há um receio de que todos os consumidores são desonestos, e os comerciantes em geral tomam precauções para não saírem no prejuízo. Isso não há em Volta Redonda! Lá, todos confiam uns nos outros.

Diferentemente de muitos lugares por aí, se você, por exemplo, pedir uma informação de como chegar a um lugar a um voltaredondense ele te responderá o correto, e não te indicará na direção da China...

E essas duas coisas simples (confiança e senso de ajudar sem pretensão) estão tão em falta hoje em dia que vale a pena nos mirar no bom exemplo que esses cariocas nos dão.

4 comentários:

Spertnez disse...

Gostei do seu post e de suas observaçoes!
Moro em SP capital, aqui também não escolhemos o Pão! Ja conversei com alguns cariocas por ai e eles dizem que há grande diferença da cidade do Rio para as demais localidades. Talvez na cidade não seja assim como em Volta Redonda! Não sei...só to imaginando!

bbros7 disse...

Eu também acho que pode ser diferente na cidade do Rio, afinal há muitas diferenças de cidade para cidade no mesmo estado.
Mas os cariocas de Volta Redonda, nesses aspectos, são exemplos a serem seguidos, seja por paulistas, por cariocas, por capixabas, etc...

E eu fico feliz por você ter gostado o post e por seguir o blog! Obrigado!

Álvin disse...

Kra, vc deveria fazer jornalismo! Tá escrevenu mtu bem...
XD

bbros7 disse...

Obrigado pelo elogio e por seguir o blog!

Mas jornalismo não é pra mim...
A Engenharia falou mais alto, sabe?!

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin