Essa semana resolvi falar de algo que está em falta atualmente em Brasília: credibilidade.
Credibilidade é a qualidade de ser crível, ou seja, de se poder acreditar em algo ou alguém.
Logo, um político necessita de credibilidade para se eleger, uma vez que os eleitores devem (ou deveriam) acreditar nas palavras de um candidato para elegê-lo.
Porém, quando o candidato eleito atinge seu cargo, muitas vezes ele pisa em todos os que votaram nele, deflagrando uma série de escândalos que minam (ou deveriam minar) a credibilidade desse político.
Quem não viu os recentes casos de Edmar Moreira, o deputado do castelo. Ou seu defensor: Sérgio Moraes, vulgo "se lixando para a opinião pública".
Mas não devemos esquecer dos mais antigos, como Paulo Maluf, Fernando Collor, Paulinho da Força, Renan Calheiros, e outros tantos que não convém citar...
Diante de tantos nomes, a pergunta é: o quê eles ainda estão fazendo em seus cargos?
A resposta é complexa, pois envolve vários direitos que os políticos têm que muitos cidadãos não têm, como julgamento diferenciado e ajudas de custos.
Porém, com a imprensa no seu encalço, o político em questão vai perdendo credibilidade com o povo, e, como consequência, não se elegeria mais, certo? Errado!
O Brasil, no que diz respeito à política, é um país horrível! Os escândalos dos nobres deputados e senadores se perdem com o tempo, resultado de manobras jurídicas um tanto quanto questionáveis e também falta de interesse popular.
Mas para fugir da mesma ladainha de que "se o povo tivesse mais interesse tudo seria melhor na política", eu digo que falta mais vergonha nos políticos.
Aqueles que deveriam estar honrados em ser nomeados pelo povo a ocupar um cargo importante nem pensam em seus eleitores ao fazerem seus escândalos. Se pensassem, sentiriam todo o peso de tirar 1 real que seja dos cofres públicos, enquanto há pessoas que trabalharam o triplo que eles para pagar seus impostos abusivos em dia!
Se os políticos pensassem assim, eles recuperariam sua credibilidade perante o povo e perante eles próprios, pois nem eles devem acreditar em suas mentiras...
2 comentários:
como sempre opinioes forte, discurso bem estruturado, palavras dificeis ao publico não instruido... VOTO EM VC NA PRÓXIMA ELEIÇÃO .... adorei o blog parabens! e Obrigada pelo comentário no meu
hehehe... Agradeço os elogios!
Postar um comentário