A "Moda"

Estava eu passando por uns sites, à toa. Só para passar o tempo.
Foi então que eu vi uma notícia na capa do UOL de extrema importância: Saiba como lidar com as fofocas no trabalho. Curioso, pensei eu...
Entrei no link.
Nas abas na parte superior da página há: Moda, Fique linda, etc...
Nem li a reportagem das fofocas, pois fiquei pensando sobre moda. Uma coisa muito interessante da sociedade moderna.

O que é "moda" afinal? Na Estatística, moda é o evento que mais ocorre dentre um conjunto de eventos. Em outras palavras, moda é a maioria.
Então, a moda que se refere à estilo, roupas e tals nada mais é do que uma convenção daquilo que a maioria das pessoas está usando, tipo um senso comum.
No entanto, não é isso que dizem os sites de moda, através das notícias que publicam.
Alguns exemplos: Saiba o que vai e o que fica nas passarelas do SPFW - Inverno 2009 do Terra, Copie o cabelo, o figurino e a maquiagem de Madonna da Gloss ou Fernanda Lima vai a shopping lotado no Rio do Ego.
Como podemos ver, moda não tem o significado literal. Pelo contrário! Fica parecendo que se vestir bem é seguir um estilo alheio.
Isso fica muito evidente se tomarmos como base os grandes desfiles.
Neles, estilistas mostram suas criações mais atuais, apresentando as mais recentes tendências para a próxima estação.
Isso, para mim, é um absurdo, pois o objetivo não é outro senão interferir no livre arbítrio das pessoas de escolherem como querem ou não se vestir.
O pior, é que tem (muita) gente que se deixa levar e adere ao estilo que não-se-sabe-quem definiu como certo.
Eu não vejo outro motivo senão a falta de personalidade própria para se seguir a "moda".

Olhando agora por outro ângulo, o ângulo comercial/capitalista, vemos que a "moda" patrocina o gasto.
Para leigos, como eu, é difícil de compreender a razão de uma coisa "sair e voltar à moda". Uma tendência tem data de validade?
Exemplo: hoje se usa calça do tipo A. Vem então o Fashion Week, que diz que A é brega e agora todo mundo deve usar B pra "estar na moda". Então, todo mundo passa a comprar e usar B. Passa-se um tempo e novo Fashion Week acontece, trazendo o estilo C de calças e afundando A e B. Mais uma vez, todo mundo compra C, pois não quer estar "fora de moda".
Vocês vêem? Parece que a "moda" escolhe aquilo que ninguém está usando para todo mundo ter que comprar tudo de novo!
Estranho, não?!

Agora responda: Você usaria esse chapéu?

Esqueça a "moda"! Só precisamos de um pouco de bom senso para nos vestirmos bem.

5 comentários:

Gus disse...

Hahahhaah o chapéu da guria é hilário

Mas concordo plenamente contigo, só precisamos de um bom senso para nos vestirmos bem, alias eu conhecia uma guria que desfilava nessa tal fashion week, ela diz que essas roupas só são novas "idéias" de como se vestir ai criam essas tais tendencias, mas minha única tendencia, que não largo é minha calça jeans e minha camiseta, faz uns 10 anos que to seguindo essa "moda". rsrs

T+ Sr bruno = )

Sobrepartilha disse...

Olá, estou seguindo seu blog já há algum tempo. Parabéns, gosto muito dos seus textos.

hahahahahahaha!!!!!! Olha o que a moda fez com essa pobre moça...

bbros7 disse...

Olá Gus e Ricardo!
Obrigado por acompanharem o blog.

Abraços!

Leandro Rocha disse...

As pessoas tem uma necessidade incrível de serem aceitas/inseridas em determinados grupos sociais. Por isto, algumas se sujeitam a alterações em suas personalidades/identidades que vão desde coisas simples como o que vestir, até as mudanças em seu próprio corpo.
Infelizmente é o reflexo de uma sociedade egoísta e consumista.

Ah!
Saiu a terceira parte do conto "Bem vindo ao Hotel Califórnia".
Dá uma conferida:
(http://surtocoletivo.wordpress.com/)

Prof. Paulo Sérgio disse...

Olá,

Parabéns !!! Seu blog ganhou um selo. Visite o meu blog para saber como proceder para inserir o seu selo. Siga as regras.

Abraços,

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin