Fim do egoísmo em SP

Essa semana entrou em vigor no estado de São Paulo a Lei Anti-fumo. Agora é proibido fumar em locais públicos, como restaurantes, por exemplo. Para saber mais, clique aqui.



Não preciso me estender nos malefícios do cigarro para a saúde, mas vale ressaltar alguns fatos como:

1- O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão, além de estar relacionado com câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero. (Fonte)

2- Fumantes têm 50% a mais de chances de terem infarto que os não fumantes. (Fonte)

3- A fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas. (Fonte)

4- Grávidas fumantes aumentam o risco de sofrerem abortos espontâneos, de terem um filho com defeitos congênitos ou de seu filho ser natimorto. (Fonte)

Agora, se formos pensar que o fumante passivo (aquele que respira a fumaça do cigarro de um fumante) não tem o "privilégio" do filtro do cigarro, então esse é o que mais sofre com o cigarro.
Vi no Jornal Hoje de hoje que 1 cigarro para um fumante equivale a 4 para um não-fumante. Ou seja, o tabagismo é quatro vezes mais prejudicial para aquele que fuma sem querer! Realmente um absurdo!

Eu particularmente comemorei com esssa lei, pois não sou fumante e fico muito incomodado com alguém fumando perto de mim.
É um direito da pessoa se matar. Mas ela tem o dever de respeitar a liberdade dos outros que se preocupam com a sua saúde e não fumam. É por isso que eu considero o fumo em locais públicos como um egoísmo: o fumante submete os outros a fumarem junto com ele.

E para aqueles que defendem os fumódromos, não se enganem! Todos sabem que a fumaça do cigarro, infelizmente para os saudáveis, não respeita essas áreas...
Por tudo isso, eu voto para que essa lei se estenda para todo o território nacional. Não sejamos egoístas!

Para terminar, estou postando uma charge do blog Rick Jaime Comics:

7 comentários:

Dú Esperanco disse...

o pior é que quem quer fumar, fuma o cigarro que vem com um filtro...
agora, quem não fuma não tem filtro nenhum na cara, e dá-lhe fumaça na cara.
apoiada a lei!

Lorena Rocco disse...

Concordo em gênero, numero e grau.
Tenho renite e sei como é HORRIVEL, você se passar mal porque uns são idiotas o suficiente para fumar e ainda querem levar os outros junto!

Prof. Paulo Sérgio disse...

Muito interessante o post sobre o cigarro e obrigado por seguir o meu blog. Se quiser fazer parceria, adiciona o meu banner e me avisa no mural de recados que eu faço o mesmo. Aliás, passei a ser um seguidor do seu blog tambem.

www.fatosmatematicos.blogspot.com

Prof. Paulo Sérgio disse...

Banner já adicionado e todas as parcerias em um local mais visivel no blog. Confira o resultado.

Abraços

Guttwein disse...

Cara, meu texto anterior tratou justamente desse assunto, depois, na sua possibilidade, da uma passada lá e vê a discussão que deu.

Ao mesmo tempo que acho um absurdo fumantes em restaurantes, vejo uma otima lei, porém controversa. Uma lei estadual nãopode subjulgar uma Federal, que diz que fumódromos são obrigatorios e blablabla.
Creio que tem tudo para dar certo, mas espero que não seja como a Lei Seca, que no começo foi um estouro, depois, foi caindo no esquecimento, ausencia de fiscais, de bafómetros e por ai afora...
Tomara que de certo, vamos ver!

Rodrigo Miguel disse...

Eu acho a lei ótima, porém será que num estado que tempos gente vendendo drogas ao lado de postos policiais dará certo?

Spertnez disse...

Pois é, como você mesmo disse parece o assunto da semana! :)

Eu gostei da lei, mas ela não pode vir sozinha. É preciso continuar seguindo nesta linha, agora já se pode pensar em um preço mais salgado no valor do cigarro.

Abraço

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin