Eu torço, tu torces, nós torcemos...

Depois de um certo tempo sem postagens, eis que volto a esse compromisso!
O motivo desse atraso não podia ser outro: falta de tempo. Um período complicado para todo mundo é o final de ano. Para os estudantes então nem se fala... Provas, provas e mais provas. Mas, já dizia o ditado: "Após a tempestade, sempre vem a calmaria".

Entre uma integral e outra, encontrei um tempo para postar sobre um fato que já vem me intrigando há muito tempo: os torcedores.
Hoje, como todos sabem, foi a última rodada do Campeonato Brasileiro. Vitória do Flamengo, desespero dos paulistas, etc.
Eu particularmente sou daqueles que respondem à "Para qual time você torce?" com "Brasil". Logo, não me entusiasmo muito com esses jogos.
Porém, assistido ao Flamengo x Grêmio de hoje eu constatei várias coisas. Constatei que tem muita gente louca no mundo, (re)constatei que a Globo é sem dúvida flamenguista, constatei que sou péssimo profeta para esporte e, o mais importante, percebi o quão estranho é ser torcedor.



O torcedor enfrenta filas, gasta com ingressos, fica espremido junto a desconhecidos no estádio, é capaz de chorar, não se repreende por trocar uma ida ao estádio por qualquer outra coisa... Porém, é fiel ao time que escolhe mesmo com tantos obstáculos.
Duvido que muitos torcedores fanáticos façam pelas suas esposas o mesmo que pelo seu time...
Mas o que mais me intriga nisso é que é um ato espontâneo torcer. Ninguém te obriga, você não vai preso se não o fizer e talvez até se poupe de muitos inconvenientes e sofrimentos. Então, por quê eles torcem?
É uma pergunta difícil de se reponder; envolve uma série de fatores psicológicos, sociológicos e ilógicos na verdade... A verdade é que torcer significa tomar parte das vitórias e derrotas de uma combinação de cores e escudo, o que para muitos como eu soa um tanto quanto incompreensível.
No entanto, há muitas coisas incompreensíveis e "não questionáveis" em nossas vidas (vide religião, orientação sexual, partido político, etc...). Torcer é mais uma delas.

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin