(Bom ou mau) velhinho

Fonte: Traça Logo
Dessa vez resolvi cair no óbvio, afinal nessa época, o assunto não poderia ser outro além do Natal, não é?!
Especificamente, resolvi falar sobre o Papai Noel, aquele dito o bom velhinho.
Porém, será que Papai Noel é tão bom quanto no nome?

Ressalto primeiramente que eu não tenho o intuito de destruir essa mítica figura natalina.
Eu estou apenas levantando alguns prós e contras do Papai Noel.

Como toda criança um dia soube, o bom velhinho é responsável pela parte mais importante para elas no Natal: os presentes. Querendo ou não, essa fase da vida de qualquer um é um tanto quanto materialista, pois um bom presente garante grande alegria.
Quem não ficaria feliz se quando criança ganhasse justamente aquilo que pediu de Natal? Eu ficaria.
Pois bem, então, ponto positivo para o Papai Noel, pois ele é quem ganha o ônus pela felicidade da criançada.
No entanto, se a criança não ganha aquilo que pediram, muitas vezes, ficam com raiva. Ela pensa "por quê Papai Noel não deu o meu Max Steel e deu para o Joãozinho?", e Joãozinho foi justamente aquele garoto que tirou notas ruins, a atormentou durante o ano, quebrou janelas na vizinhança, etc... Então, a criança se sente injustiçada e passa a odiar o Natal (é... eu sou um pouco exagerado às vezes...).
Então, ponto negativo para o Papai Noel, que injustiça os "bons" e beneficia os "maus".

Quando crescemos, percebemos que a ideia do Papai Noel é um tanto quanto impossível e infantil e que cabe aos pais o "dever" de presentear os filhos.
Se é bom para as crianças a ideia de pedir-e-ganhar, para os pais não é tanto assim. Resumindo, Papai Noel é uma boa para as crianças e ruim (financeiramente falando) para os pais. Assim sendo, poderíamos até rotulá-lo como símbolo do Natal capitalista.

Todo Natal, eu penso nas famílias carentes (sem hipocrisia).

Eu fico pensando como eles conseguem manter o Papai Noel. O dinheiro sendo pouco para comer, imagine o que ganham os numerosos filhos dessas famílias (quando ganham).
Assim, Papai Noel logicamente não deve ser uma figura muito "popular" nas camadas mais humildes da sociedade, certo? Errado!
Acontece que o símbolo do Natal consumista para os mais ricos é o símbolo da esperança para os mais pobres. Prova disso são as cartas que os Correios recebem destinadas ao Papai Noel.

E o veredicto? Papai Noel é bom ou ruim?
Eu acredito que todos os pontos negativos que possam surgir da ideia do Papai Noel são contornáveis. Nada que uma conversa entre pais e filhos não dê jeito.
E todos os pontos positivos são provas de que o verdadeiro Natal (que nos presenteia com esperança, reunião familiar, alegria, discontração, oportunidade de agradar quem te agrada, etc...) ainda tem chance no mundo.

Então, Feliz Natal a todos! E que façamos desse e de todos os Natais de nossas vidas natais verdadeiros! Com Papai Noel!

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin