Apagão x estilo de vida



Primeiramente gostaria de me desculpar pelo apagão. Não pelo que aconteceu na terça-feira, mas sim pelo apagão da semana passada do sempre reticente... Por motivos de força maior (provas e mais provas), eu não pude postar nada na semana passada.

Agora, vamos ao apagão nacional.

Como todos devem saber, às 10:20 do dia 10 de novembro, sem mais nem menos, a eletricidade se foi.
A causa é um tanto quanto incerta. Segundo o Terra, "três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão. De acordo com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, duas das linhas vão de Ivaiporã, no Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo. A terceira liga Itaberá a Tijuco Preto, no sul de Minas Gerais. O problema, afirma Zimmermann, foi possivelmente causado por condições meteorológicas adversas".
O fato é que isso causou enorme furor nas pessoas e nos meios de comunicação. Como já poderíamos supor, vários jornais e sites de notícias deram destaque ao fato. Até o site Ego nos presenteou com notícias que não poderíamos ficar sem, como a falta de luz no jantar da Maddona. Para quê eu iria me preocupar com um vizinho, ou comigo mesmo, enquanto a Maddona está sofrendo com o apagão?

Mas enfim, o fato é que são acontecimentos como um apagão que me faz pensar o quanto somos dependentes de nosso atual estilo de vida.

Nos tempos das cavernas, não havia luz elétrica, mas isso não impedia os humanos (ou o que viriam a ser os humanos) de viverem.
Eu não quero dizer que deveríamos acabar com a eletricidade por causa disso. Eu quero dizer que, hoje em dia, temos mordomias que são praticamente indispensáveis para o nosso estilo de vida.
Você se imagina dormindo no chão? Ou ter que fazer fogueira para comer? Ou ter que caçar o que comer?
Pois é... Não deve ser muito agradável, não é?!
Me atrevo a dizer que muitos de nós não conseguiríamos viver se não fosse nas condições que temos atualmente. E isso não é exatamente ruim ou preocupante, afinal, se temos o que temos, foi porquê alguém pensou e inventou aquilo.
Resumindo, nós evoluímos tanto para uma melhor condição de vida quanto para uma dependência profunda à ela. A pergunta é: será que conseguiremos mantê-la para sempre?
Olha o apagão!

1 comentários:

Blog da Rêh disse...

é olhando desse ponto de vista que agora todos deveriam refletir de como somos dependentes de tudo que criamos.o lula classificou o apagao como um DESASTRE, ressaltando como somos frágeis em até se tratando de energia.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin