Preconceito cultural

Essa semana minha família estava planejando ir ao cinema.
Então, fomos ver a lista de filmes em cartaz: Transformers 2, Divã, Terminator 4, Uma noite no museu 2 e Mulher Invisível.
Foi então que ouço o seguinte comentário: "Então só tem Transformers, Exterminador do Futuro e Uma noite no museu?". E falei: "Não! Tem também Divã e Mulher Invisível". E a réplica: "Mas são nacionais!".
Ou seja, filme nacional = filme ruim? Não!
Não sei o por quê das pessoas rotularem os filmes nacinais com flimes ruins mesmo sem vê-los. Isso é um desrespeito com todos os envolvidos na produção do filme e também com a indústria cinematográfica nacional.

Aliás, muitos são os exemplos de menosprezo da cultura nacional pelos próprios brasileiros.
Quem nunca viu aqueles estabelecimentos comerciais com nomes em inglês, que traduzidos não significam grande coisa. É beauty pra cá, fashion pra lá, quando poderia-se recorrer ao bom e velho protuguês.
Talvez esse menosprezo com a cutura nacional seja fruto de um pensamento errôneo de que o estrangeiro é mais chique ou sofisticado. E se você pensar, é exatamente isso que o pessoal de lá deseja: que você deseje ser como eles e, com isso, compre seus produtos.

Não vou dizer que o Brasil é o melhor país do mundo em todos os aspectos, mas os brasileiros estão cada vez mais em alta com o mundo. Somos parte da elite dos emergentes (Brics), temos um dos melhores times de futebol (masculino e feminino) e de vôlei (masculino e feminino) do mundo, somos conterrâneos de Gisele Bündchen, Paulo Coelho, Machado de Assis, Pelé, Senna, etc, temos toda a beleza do Rio de Janeiro ao nosso lado, temos a Petrobrás, a Amazônia e uma das maiores diversidades culturais do mundo!
Por isso tudo, nós deveríamos nos valorizar mais ao invés de tentar parecer com os estrangeiros, pois uma árvore só cresce se tiver boas raízes.

9 comentários:

Diego disse...

Concordo com vc Bruno, os brasileiros precisam msmos se valorizar.

Parabéns pelo blog, ta d+!!!
Abraços

bbros7 disse...

Obrigado!

Abraço!

Spertnez disse...

Sabe o que penso, ja que tem muitos brasileiros que adoram copiar os estrangeiros (principalmente norteamericanos) porque não copiam direito então? Fazem filmes nacionais e enfatizam a bandeira do Brasil em algumas cenas, ou então, colocam em determinadas cenas alguém tomando um refrigerante Guaraná Antarctica do Brasi ou tomando uma cerveja Brahma, bavaria e enfatizando a marca.
Tem tanta coisa que da para copiar! E o pessoal copia tudo errado!
:)

Seu blog é animalesco, muito dez!

Abraço!

bbros7 disse...

Pois é... Tenho minhas teorias sobre esses complexos de inferioridade dos brasileiros.
Mas acho que o ideal seria criar e não copiar... Quem sabe não sairia algo melhor?!

Obrigado pelos elogios e volte sempre! (hehehe!)

Álvin disse...

Realmente o brasileiro não valoriza oq é seu!
Concordo cum vc Bruno...
abraço

Daniel disse...

Aquela velha história, as pessoas hoje em dia procuram efeitos especiais nota 10, mesmo quando o conteúdo é nota 0. E ,infelizmente, filmes nacionais não se encaixam nesse parâmetro.Grande parte têm conteúdo muito bom, mas ão agradam pelos efeitos.

Anônimo disse...

poha bruno vlw vei fiz um trablaho hj sobre esse assunto fiko bacana
dei uma estudada no assunto e fiz o texto vlw ai pela opiniao
e isso ai galera brazuca na vei
fodase os estranja

Anônimo disse...

O QUE É PRECONCEITO CULTURAL

thaty disse...

È verdad...
O povo brasileiro só qr critica..
Mais ele fazem algo pra melhorar?? nãoo

Esse é o grande problema do Brasil

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin