Assiste BBB? Mal pra você...


"Salve, salve navegantes dessa nave!"
Desde quando essa frase começou a ser proferida em rede nacional, o Brasil já não é mais o mesmo.
A programação televisiva mudou desde então. Todas as atenções de expectadores, fofoqueiros, Sônias Abrão (redundância com fofoqueiros...), etc, estão voltadas para "a casa mais vigiada do Brasil".
E a nada esperta emissora Globo, para estimular ainda mais esse famigerado vício por "dar aquela espiadinha", insere entre os comerciais de TV depoimentos de telespectadores que passam pelas ruas sobre o quê eles tem achado, quem está bem, quem deve sair no "paredão", e esses ladainhas...
Eu não resisti e postei um deles aqui:






"Ele tá muito arrogante". "Muito calculista". "Ela não interage com os outros". "Ela é muito chata". "Não tá participando muito".
Essas são algumas das palavras das pessoas para justificar porquê tirar a Clementina ou o Felizberto do BBB.
Onde eu quero chegar?
Toda a vez que eu vejo esses depoimentinhos na Globo eu imagino: "Com que moral será que essas pessoas falam dos 'confinados'?"
Quer dizer que só porque as pessoas estão naquela maldita casa elas tem que ser todas perfeitas? E que se elas não forem, merecem cair fora de lá, porque "ela não é digna de ser vista por mim"?
Duvido que metade das pessoas que enriquecem os globistas por trás do BBB com telefonemas/votos sejam pessoas simpáticas, agradáveis, amigáveis, inquestionáveis, humildes, enfim, perfeitas como exigem dos seus candidatos favoritos...

Resumindo, para mim o BBB nada mais é do que uma oportunidade para as pessoas que não tem muito o que ver na TV destilar sua falsidade sobre pessoas excepcionais que são os BBB's, exigindo deles tudo o que elas próprias dificilmente são. Claro, soma-se a isso uma ponta de inveja por "ela estar lá e eu não" e um desejo incontrolável de cuidar da vida alheia e temos então um dos programos mais assistidos da TV brasileira! Fogos de artifício

A máxima antiga já dizia: "não julgues e não serás julgado".
Votando naquele "arrogante" ou naquela "vagabunga" você está desejando excluir/eliminar a tal pessoa do seu campo de visão.
Ah... se a sociedade fosse assim... O mundo não teria lugar para defeitos que todos fatalmente temos, não é?!
E que essas pessoas tomem consciência de que seu julgamento pode não estar tão correto quanto pensam. Vide Hitler. (Eu radical? Imagina...)
Seria bom se essa vigilância e esse padrão de qualidade fossem com os honoráveis ocupantes dos assentos do Senado, da Câmara e da presidência, não é?!

Então, vamos "espiar como nunca"?
Bial, Bial... Acho que me enganei sobre você...

29 comentários:

Blog House disse...

Boa!

Anônimo disse...

Nossa gostei do post, bem feito, expressando sua opinião com clareza parabéns!

Anônimo disse...

é so um jogo...
nao to querendo defender o bbb mas ja que to gastando meu tempo digitando aqui...devo dizer que tudo que voce disse se resume a simples resposta...''é so um jogo'' se voce se dexa influenciar por ele ou nao é outra estoria

Anônimo disse...

BBB é a maior jogada de marketing no Brasil de todos os tempos. Simplesmente a curiosidade de ver; aprender com; presenciar outras pessoas comuns batalharem por 1 milhão, 1,5 milhões, que seja, é instigante. A obscenidade e a polêmica que gera o reality show é o grande atrativo. Brigas dão altas no ibope (a fazenda ficou marcada pela presença de Theo Becker, que elevou provavelmente uma porcentagem significativa os pontos da emissora).

Anônimo disse...

cara... quem entra lá tá se submetendo a isso... sendo filmado o dia inteiro e sendo julgado por todos que assistem... é assim mesmo..
quem não quer passar por isso, não entra lá!

hiq13 disse...

Me recordo que quando big brother começou muita gnt lascava criticas pouco construtivas, umas diziam:
Big bundas, é só pra ver bunda na tv (mas esse papel era do gugu, será q bbb era pra ver bundas msmo?)
BBB é coisa pra gnt fútil, pessoas q vieram do nada e viram celebridades instantâneas. (Essa desculpa era aceitável pelas celebridades que tinham seus minutos televisiveis ofuscado, e por inveja, pois não podem mais aparecer o tanto que apareciam, criticavam mordasmente)

Okey okey nelson rubens, o intuito é esse, espiar e fofocar...

Porém esqueceram de ver uma coisa a qual instiga a muitos: O comportamento humano.
Ao meu modo, assim como produtos da ciência; cobaias de laboratório especificamente, cada qual é testado a níveis estressantes de convivência e pressão, onde o jogo instiga o ataque pessoal, formação de grupos, atos de piedade e maldade.
Enfim, um prato cheio pra quem curte entender os processos mentais visíveis e questões comportamentais.

Os olhos alcançam até onde a mente vem a entender. E nos escapam aos olhos da percepção quando limitamos nossa visão ao julgamento antecipado.

Anônimo disse...

Tá, e daí ?!
Nao acredito que isso saiu no Ocioso, que merda uu"

Não assisto BBB, acho uma merda tambem, mas nao fico que nem um tolo expondo minha opnião para todos verem !
Nao gosta de BBB ?! Tudo bem, nao precisa sair falando...

Anônimo disse...

Isso aí (para os dois anônimos aí de cima)

Ninguém tem que ficar 24 horas por dia vivendo cultura.. Sou professor de literatura mas não julgo o big brother pelas atitudes dos participantes...

Cada um vive sua vida como lhe cabe. Devemos guardar momentos para leitura, cultura, aprefeiçoar nosso conhecimento SIM, mas isso não siginifica que não podemos extrapolar..

Bebida faz mal, não faz? E mesmo assim as pessoas bebem.. E o cigarro então? Não estou dizendo que todos fazem isto, mas MUITAS pessoas o fazem.. Uso este exemplo para o big brother: assistir não é o problema, o problema é que atitudes teremos após assistir. Assitir não significa absorver aquilo que viu.

Portanto: não julgue quem assista. Quem garante que você não está fazendo pior?

bbros7 disse...

Obrigado a todos pelos comentários.

Só queria dizer uma coisa: não sei se estou fazendo pior. Apenas exponho minha opinião para quem quiser ler.
E em nenhum momento ofendi quem assiste BBB. Se sim, desculpe.
Para quem acompanha meu blog, eu digo o que muitos não veem, só isso.
Minha intenção com esse post foi apenas uma: alertar quem assiste. E digo que tem muita gente por aí que diria muito pior...

hiq13 disse...

Duvida direta ao professor, mas todos podem comentar:

O que o BBB nos da para absorver?

pS: Nada é muito vago para ser considerado resposta...

Anônimo disse...

Resposta do professor:

Absorva tudo o que acha errado, para corrigir seus erros..

Então uso só um exemplo: observe a atitude errada daquela pessoa, e use para corrigir as suas...

O comportamento humano se modifica a cada instante... Observar o comportamento humano será favorável quando visto com olhos críticos e com objetivo de melhorias..

hiq13 disse...

É uma boa dica professor,
Acho que da pra antever comportamentos que não podemos analisar no espelho.
Da pra pegar coisas boas tb, como atos de humildade ou coisa do gênero.
Bela resposta professor.

Anônimo disse...

Com certeza hiq13...

A dificuldade de verificar os próprios erros é enorme.. São raras as pessoas que conseguem fazer isso..

Para todas as pessoas: não estou querendo dizer que todos devemos assistir ao big brother, só estou expondo o outro lado da situação..

Lembrem-se: a inanimidade é burra. Portanto, discordem e exponham o seu lado em tudo o que for dito...

Abraços a todos.

Ass. Professor

Anônimo disse...

Não foi culpa do Ocioso. A matéria é do sempre reticente...

Linkando boas idéias.

Ps.: Ainda existe "A Fazenda"??

Anônimo disse...

Observação:

Eu quis dizer "a UNANIMIDADE é burra" na última frase..

Ass. Professor

Cláudia disse...

Adorei o comentário do hig13; acredito também que o BBB nada mais é que a oportunidade de nos colocarmos como voyers de um laboratório de comportamentos humanos! Estabelece-se uma espécie de relação especular entre aqueles que criticam certas atitudes dos participantes; acho estranho criticar o que aqui "fora" é muitas vezes socialmente aceito.

bbros7 disse...

@Professor
Concordo plenamente: "a unanimidade é burra". Aqui no meu blog, em especial, o debate de ideias é muito bem vindo!

@Cláudia
"acho estranho criticar o que aqui 'fora' é muitas vezes socialmente aceito." É extamente isso que eu quis dizer.

Alice D disse...

Concordo plenamente! a televisão aberta deveria ser mais voltada para a cultura, educação... A maior emissora de tv aberta do país (leia maior influencia da população) só serve para retardar ainda mais os expectadores!

Anônimo disse...

ba, adorei o post, eu acho o BBB uma babaquice total, mas não tinha visto ainda por esse mesmo ponto de vista que o seu, ótima percepção e analise das coisas, concordo com tudo. Mas fazer o que se o nosso pobre povo brasileiro insiste em dar as costas para as coisas importantes e ama cultura inutil né? Só me resta fazer a minha parte, e tentar fazer com que as pessoas ao meu redor também enxerguem a verdade.

Anônimo disse...

Eu nao consigo entender porque as pessoas que não gostam do programa perdem tempo escrevendo, falando, discutindo sobre isso.

O bbb é um programa de entreterimento, não é e nunca foi a intenção de seus criadores que o programa ensinasse alguma coisa. As pessoas assitem para julgar o comportamento de pessoas com personalidades diferentes vivendo sob um condição extrema. Ninguém espera ficar mais culto vendo o programa.

Alem do mais, as pessoas que aceitam participar do bbb sabem disso, sabem que estão ali para serem julgadas por pessoas melhores que eles e piores tb. O importante é que ninguém é enganado.

Se não gostam de bbb, é só não assistirem. Mudem de canal, leiam um livro, assistam um filme, sei lá... só nao fiquem julgando as pessoas que gostam e fazendo esses comentarios de mal gosto, desse jeito vcs acabam se contradizendo!!!!

Anônimo disse...

Vc fala tanto em julgar, mas me parece que julgamento é o que você mais faz no seu texto, né?Olha, eu n achei de muito bom gosto não...Boa sorte com os próximos!
OBS:Alice, odeio hipocrisia.Se vc gostasse tando de cultura e educaçao n estaria postando em blog.

Luana disse...

e tu falando mal de qm fala mal das pessoas q falam mal dos q tao na casa, tbm é hipocrisia, já q vc ta falando mal delas!
e eu falando mal de vc, acabo sendo hipócrita tb, então calaboca :S

bbros7 disse...

@Anônimo 1
"O importante é que ninguém é enganado" - muita gente engana a si mesmo. Assistindo ou participando...

@Luana
"tbm é hipocrisia, já q vc ta falando mal delas!" - em nenhum momento eu disse que sou exemplo...

@Anônimo 2
"Se vc gostasse tando de cultura e educaçao n estaria postando em blog" - blog também pode educar e trazer cultura (debate de ideias). #fato
"Boa sorte com os próximos!" - Obrigado!

Anônimo disse...

Novamente, o professor aqui!

Pessoas: não discutam gostos. Cada um gosta daquilo que lhe convém. Parem de julgar os outros e assistam aquilo que quiser. Se uns gostam de futilidades, deixe que gostem. Se uns gostam de cultura, deixe que gostem.

Só vamos separar as coisas. Se você gosta de cultura leia um livro, troque de canal, incentive a leitura para com os próximos, etc.

Quem somos nós para julgar os outros, sem antes perceber aquilo que estamos fazendo?

Acredito que este post valeu muito a pena para refletirmos sobre quanto o ser humando tem que aprender com os outros...

Não conhecia o blog, mas voltarei mais vezes, com certeza..

Abraço bbros7!

bbros7 disse...

Professor, faço minhas as suas palavras.

E agradeço a visita de todos.
Espero que voltem sempre para concordar e discordar dos meus posts!

Christyan disse...

Otimo post .-.

Blog da Mary disse...

Olá, o papo está bom por aqui, hehehehe..., eu não assisto nem que me paguem, é pura perda de tempo. O professor disse tudo.
Obrigada por sua visita.
Bjs

Anônimo disse...

Desiste, para de dar uma de pseudo-intelectual... seu blog é um lixo e é pior quando você tenta dar uma de esperto se achando melhor que alguém.

Spertnez disse...

E ai Bruno.

Texto muito interessante, ainda mais porque o BBB é a nova moda do momento, aliás já vem sendo há alguns anos neste época do ano.

Essa febre de BBB mostra o quanto a massa brasileira é alienavel e fácil de ser manipulada.
Eu gostaria de perguntar para uma dessas pessoas que foram entrevistadas e que enxergaram "defeitos" nos confinados se elas se acham perfeitas, ou se elas são legais e participativas no seu dia a dia.

Acredito que se estes brothers e sisters se candidatassem a vereadores, deputados, senadores teriam significativos votos. Esses participantes viram celebridades a partir do momento que entram nessa casa, impressionante.
Para as mulheres, sisters (e porque não chamar de irmãs neh...), é mais fácil ainda, pois, já viram simbolos sexuais com suas belas bundas estampadas nas revistas masculinas.

Abraços.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin